Jesus e a oração

 


Desde cedo no cristianismo aprendemos que orar é um dos pilares de nossa fé, muitos homens e mulheres de Deus no passado experimentaram uma comunhão com Deus que a muitos parece impossível. Quando se fala em orar muitos nomes vem em mente como: Moisés, Samuel, Davi, os apóstolos em geral, George Muller, Hudson Taylor, etc. Entretanto ninguém é mais exemplar do que nosso Mestre Jesus Cristo. Vejo em Jesus pelo menos quatro aspectos que faziam Ele orar que nos ajudará daqui pra frente não só a entendermos a importância da oração, mas a praticá-la também. Esses aspectos são: humildade, altruísmo (intercessão), direção divina e busca de fortalecimento espiritual. A seguir olharemos esses aspectos detalhadamente.

Humildade, não há,houve ou haverá quem seja mais humilde no mundo do que Jesus, ainda mais pelo fato de que Jesus orava e orava muito. A oração é um ato de humildade, nela nós pomos nossas necessidades diante de Deus, pedimos orientação, agradecemos e muito mais. Quando oramos pouco é porque achamos que não precisamos de Deus para algumas coisas, mas perceba que ao primeiro sinal de dificuldade, você estará diante de Deus pedindo ajuda, ausência de problemas não nos faz independente de Deus. Jesus na oração do “Pai Nosso”, ainda nos ensina a orar de forma preventiva, Ele nos instrui a pedir a Deus que não nos deixe cair em tentação, mas que nos livre do mal (Mateus 6:13), aqui Cristo nos mostra que devemos pedir que Deus nos ajude antes ainda que os male surjam. Sejamos humildes como Jesus, vamos pedir a Deus misericórdia, e em nosso caso ajuda para não viver para pecar e sim para agradar a Deus.

Altruísmo (intercessão), em João 17 Jesus ora por seus discípulos, não só aqueles que andavam com Ele enquanto Ele esteve aqui, mas por nós os que haveriam de ouvir e crer na mensagem do Evangelho posteriormente. Em todo seu ministério terreno Jesus foi muito preocupado com o próximo, o simples fato de Ele ter descido dos céus para morrer em nosso lugar, na cruz, mostra sua preocupação conosco, mesmo Ele não precisando de nós. E você, tem intercedido? Essa história de que intercessão é para quem tem o dom é papo furado, o apóstolo Paulo quando pedia oração para si, não pedia especificamente para “os intercessores”, mas sim para toda igreja na qual ele dirigia sua carta. Interceder é também cumprir aquele mandamento de amar ao próximo como a si mesmo, só quem ama ora para o bem de outros (Mateus 22:39), além do mais o seu pedido em oração pode salvar vidas, assim como uma mãe que ora pela segurança de seu filho.

Direção divina, em algumas ocasiões Cristo ia orar nos montes e de lá Ele algumas vezes decidia ir para outra cidade anunciar a salvação (Mateus 14:22-36), Cristo também dizia que falava aquilo que ouvia do Pai(João 5:26-30). É importante orarmos para saber o que o Pai quer que a gente faça, receber a orientação de Deus é extremamente importante, pois Deus é nosso “GPS”; também é importante falar aquilo que o Pai deseja, pois nossas palavras muitas vezes trazem problemas gravíssimos para nós e pra outros(Tiago 1:19).

Busca de fortalecimento espiritual, Jesus também era humano, no Getsêmani Jesus estava angustiado, foi sincero com Deus, pediu que Ele não viesse a sofrer o que estava pela frente, mas Ele acima de tudo disse ao Pai que fosse feito tudo como o Pai queria(Lucas 22:39-46). Em Deus nos buscamos forças para não perecermos espiritualmente, Deus com certeza é a nossa força, como diz o salmista: “...socorro bem presente na angústia.” (Salmo 46:1). Peça força a Deus só Ele te dará força para suportar as lutas, mas não se esqueça de um detalhe importante, Deus diz NÃO muitas vezes, não devemos pedir a Deus coisas para satisfação pessoal (Tiago 4:1-3), e buscar sempre pedir a vontade de Deus e sempre aceitar o não de Deus com humildade.
Orar é um privilégio que Deus nos deu de poder falar diretamente com Ele, não desperdice seu tempo, ore, fala com seu Pai que te ama, pode ter certeza que Ele está esperando com alegria esses momentos. Vamos imitar Jesus também nisso. Amém!
Fonte : Rota 33





Comentários

Ficarei Muito Feliz Com O Seu Comentário ! :D